(66) 3461-1377 | 3461-4823
Pós-Graduação em

Gestão Educacional e Empresarial

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

PÚBLICO ALVO

 
Gestores, Administradores, Contadores, Professores, Economistas e Profissionais das diferentes áreas do conhecimento.
 
PRÉ REQUISITO
 
Curso Superior completo e acadêmicos que estão cursando o último ano da graduação.
 
MATRIZ CURRICULAR
 
1. Didática da Educação Superior.
 
Estudo dos pressupostos teóricos para a prática pedagógica; Organização do trabalho escolar; desenvolvimento e articulação das bases teórico/práticas no contexto do trabalho docente. Estudo dos procedimentos organizacionais do trabalho docente. Orientação da prática do professor numa perspectiva de reflexão e pesquisadora do seu fazer pedagógico.
 
2. . Políticas Públicas: Direito Administrativo Aplicado à Educação
 Estatuto da Criança e o Cotidiano Escolar Ementa: Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas; organizações dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; políticas educacionais e legislação de ensino, organização da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação.
 
3. Educação e Empreendedorismo
 
Ementa: Conceitos básicos de Gestão, Empreendedorismo, Características e Desafios do Empreendedor, Espirito Empreendedor, Perfil do Empreendedor, Intraempreendedorismo , Educação Empreendedora.
 
4. Metodologia da Pesquisa Científica:
 
Ementa: Projetos de Pesquisa em Gestão Escolar e Empresarial; As etapas do processo de produção de pesquisas científicas desde a elaboração do projeto ao plano de execução do trabalho; Diferentes abordagens do fazer-pesquisa. Concepções subjacentes a uma pesquisa em educação e/ou saúde. Tipos de pesquisa e seus procedimentos metodológicos.
 
As normas técnicas (ABNT); Elementos metodológicos e etapas do Artigo Científico.
 
5. Ética e Marketing de Relacionamento
 
Ementa: A ciência, ética e sustentabilidade. Ética empresarial e a essência da moral. Os dilemas éticos aplicados à educação e a tomada de decisão empresarial. O marketing de relacionamento e sua importância nos aspectos teóricos da satisfação, lealdade e qualidade percebida.
 
6. Educação Continuada/Permanente:
Conceitos, fundamentação legal e aplicação prática.
Ementa: Origem e evolução do planejamento. Noções de planejamento. Planejamento como processo. Projeto político pedagógico. Plano de ação. Plano de atividade e projetos.
 
7. Gestão em Espaços Educativos Não Escolares
 
Ementa: A atividade pedagógica pode ocorrer em diversos segmentos da sociedade, além da escola que são os ambientes formais de ensino. A atuação do pedagogo pode ocorrer tanto em espaços escolares como também em ambientes não escolas, em ambos aspectos será de suma importância.
 
8. Educação Inclusiva na escola e na Empresa
 
Ementa: Processos de inclusão/exclusão na história, na universidade e na escola. Inclusão social. Educação inclusiva e inclusão em educação. Formação para a inclusão dos profissionais da educação.
 
9. Educação Profissional: Conceituação, estrutura e fundamentação legal
 
Ementa: O conceito de formação deriva da ação de formar ou dar forma tratando-se de duas ou mais pessoas ou coisas, compor todo ou partes de um ato. Estudo dos fundamentos legais e coesão referente a estrutura.
 
 
10. O Pedagogo e o Desenvolvimento Empresarial na sociedade do conhecimento
 
Ementa: O papel do Pedagogo dentro das empresas e organizações é bastante recente, especialmente no contexto brasileiro. No atual cenário globalizado o Pedagogo Empresarial favorece o chão de fábrica com suas estratégias e metodologias sólidas, aumentando assim a qualidade do atendimento em todas as instalações da empresa.
 
11. Gestão Estratégica, Liderança e Inovação em Escolas
 
Ementa: O trabalho na sociedade capitalista: história, modos de produção, relações de produção. A escola no capitalismo: organização, gestão dos processos educativos, o trabalho docente. A gestão escolar democrática nas políticas educacionais: concepções de gestão e organização da escola. A escola como cultura organizacional: o projeto político-pedagógico coletivo e o trabalho do professor.
 
12. Informática aplicada à empresa e a escola
 
Ementa: Multimeios como recurso auxiliar nas ações educativas. Principais modalidades e características de materiais didático-pedagógicos impressos, audivisuais e eletrônicos. Técnicas de produção de materiais de comunicação audiovisual, possibilidades e limites do uso. A utilização da multimídia com base no computador e telecomunicações como recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem.
 
13. Gestão de pessoas e psicologia organizacional: jogos, dinâmicas, etécnicas vivenciadas em empresa.
 
Ementa: Importância dos jogos, dinâmicas e vivências, geralmente utilizados pela área de recursos humanos, como ferramentas adaptáveis ao campo da educação e úteis na intervenção psicopedagógica institucional. Também, auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos e resolução de conflitos.
 
14. Gerência de Recursos Humanos
 
Ementa: É uma das áreas de conhecimento que possui por base a identificar e documentar, criação do planos de gerenciamento de pessoal. Desenvolve a projetos em equipe para melhorar as competências e interação de membros da equipe.
 
15. Equipe Gestora: Concepções, Competências e Habilidades
 
Ementa: Equipe Gestora: Concepções, Competências e Habilidades contempla a reflexão sobre as relações entre escola, cultura e currículo, inserindo, neste contexto, as lógicas de ação (rotinas e práticas) dos gestores escolares (Diretor, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino), bem como aborda as novas concepções sobre qualidade de ensino (garantir o amplo acesso à educação, superando as barreiras estabelecidas pelas dinâmicas de gênero, etnia, classe social ou por preconceitos/discriminações de qualquer natureza), a formação de lideranças participativas e autonomia, face à construção do Projeto Político-Pedagógico da escola.
 
16. Sustentabilidade: fundamentos, experiências e habilidades
 
Ementa: Panorama mundial da questão ambiental. Fundamentos da sustentabilidade. Preparando-se para a nova economia. Sustentabilidade no mundo corporativo.
 
17. Projetos educativos em ambiente empresarial: conceitos, estrutura e aplicação
 
Ementa: Processo de pensamentação e de discussão sobre a importância do profissional pedagogo dentro das instituições tanto no âmbito educacional como empresarial, auxiliando nova perspectiva encontrando a educação como a formal, informal, sendo que podem ocorrer em diferentes espaços, o olhar que se tem sobre a educação concebida como aquela que prepara o indivíduo para a sociedade, treinando-os e moldando-os de acordo com que se espera da formação físico, moral, intelectual.
 
 18. Vivências na Escola e na Empresa – Desenvolvimento de projetos
 
Ementa: Este módulo visa aprimorar o conhecimento do profissional nas vivências na Escola e na Empresa Na construção de projetos, professor e alunos engajam-se numa relação cooperativa de interações e intercâmbios, participando o aluno com todas as suas vivências e conhecimentos anteriores sobre os temas tratados, e o professor ajudando a explicitar os conceitos que vão sendo intuitiva ou intencionalmente manipulados no desenvolvimento dos trabalhos e das novas descoberta visando aprimorar o conhecimento do profissional nas vivências.
 
19. Orientação Artigo
 
20. Entrega de Artigo

Corpo Docente

Informações
Duração
Formação
Turno
Vagas
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(66) 3461-1377 | 3461-4823
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.