(66) 3461-1377 | 3461-4823
Pós-Graduação em

Finanças e Controladoria

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

Público Alvo:

Contadores, peritos, empresários, advogados, administradores e demais profissionais com disposição a novas aprendizagens.

 

Pré-requisito:

Curso Superior completo e acadêmicos que estão cursando o último ano da graduação.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

1 - Perícia Contábil:

Conceito de Perícia; Diferenças e semelhanças entre auditoria e perícia contábil; Fundamento e legislação de perícia contábil; Normas profissionais do perito contador; Normas técnicas de perícia contábil; Laudo e prova pericial; Laudo e parecer pericial contábil; Casos aplicados à perícia contábil; Tipos de perícia com relação à sua contratação; Os vários tipos de perícia contábil.

 

2 – Processos administrativo e Judicial:

Os princípios jurídicos da tributação; conceito e espécies de tributos; lei e legislação tributária; lei ordinária e lei complementar; medida provisória; decretos e regulamentos; normas complementares; vigência e aplicação de legislação tributária; fato gerador; sujeito ativo e passivo; constituição, suspensão, extinção, exclusão, garantias e privilégios do crédito tributário; processo administrativo e processo judicial tributário.

 

3 – Auditoria Tributária:

Origem da auditoria; Conceito de auditoria; Auditoria interna, Auditoria externa; Independência da auditoria; Normas gerais de auditoria; Normas em vigor – CFC; Resoluções do CFC em vigor NBC TA; Exigências éticas em uma auditoria de demonstrações contábeis; Procedimentos de auditoria; Planejamento, Conceito de planejamento; Definição de campo, âmbito e subáreas para a auditoria; Papéis de trabalho, Conceitos, Forma e conteúdo dos papéis de trabalho; Classificação dos papéis de trabalho; Tipos de papéis de trabalho; Codificação dos papéis de trabalho.

 

 

4 - Metodologia de Cálculo Econômico Financeiro:

Cálculos econômico-financeiros e aplicações: Juros simples; Juros compostos; Taxa equivalente e taxa efetiva de aplicação; Prestação (PMT), série de pagamentos e recebimentos no cálculo financeiro; Coeficientes, fatores e anuidades perpétuas; Cálculos financeiros em contexto inflacionário; Contexto inflacionário; Índices de inflação; Índice geral de preços, disponibilidade interna – IGP – DI; Índice nacional de preços ao consumidor – INPC; Variação cambial – vc; Índice geral de preços no mercado – IGP-M; Taxa de desvalorização da moeda – TDM; Taxa de rentabilidade; Cálculos financeiros de prestações, financiamentos e saldos; Operações com empréstimos e poupança; Operações com prestações iguais, com termos antecipados (opção BEG); Cálculo do valor do depósito periódico para formação de uma poupança (PMT); Sistemas de amortização de empréstimos; Elaboração do quadro de amortização; Juros e prestações acumuladas.

 

5 - Normas internacionais de Contabilidade:

 

6 – Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas – INSS:

Legislação de Custeio; Financiamento da Seguridade Social; Principais Dispositivos Constitucionais; Salário de Contribuição; Conceito por categoria de Segurado.  

 

7 - Cálculos trabalhistas:

Cálculos trabalhistas; A CLT e os princípios da relação do empregado e empregador; Descontos legais; Vale transporte; INSS; Imposto de renda – IR; Pensão alimentícia; Contribuição sindical; Remuneração completa e seus cálculos; Gorjeta; Gratificações; Horas extraordinárias; 13º salário; Saldo de salário; Aviso prévio; Férias vencidas e proporcionais; Adicional noturno; Descanso semanal remunerado – DSR.

 

8 - Auditoria Contábil II:

Auditoria fiscal e tributária; Prestadores de serviços; Comércio de mercadorias; Indústria; Auditoria fiscal e tributária do balanço patrimonial; Auditoria fiscal no regime de tributação pelo Lucro Presumido e Real; Auditoria fiscal nas obrigações acessórias; Exercícios.

 

9 - Redação de laudos e Pareceres:

Conceitos básicos; A relação entre os termos língua, linguagem e fala; Língua e fala; A linguagem e seus sistemas; A função da linguagem; Texto e textualidade; Conceito de texto; Fatores textuais; Texto e contexto; As qualidades textuais; Adequação; Concisão; Clareza; Correção gramatical; Vigor e ênfase; Os gêneros tradicionais nos textos de redação técnica ou científica; Descrição; Narração; Dissertação; Textos técnicos; Modalidades do texto técnico; Tipos de correspondência oficial; A comunicação no texto oficial; A correspondência empresarial e comercial; Como simplificar o texto técnico; Algumas modalidades do texto técnico.

 

10 – Contabilidade Empresarial e Tributária:

Objetivo: Mostrar para os participantes as possibilidades de se reduzir impostos sem cometer sonegação ou crime contra o fisco, despertar o interesse sobre o tema nos participantes.

Conteúdo: Tributos sobre as compras e vendas; débito e crédito; Contas a Receber; Impostos a Recuperar; Imobilizado; Depreciações; Demonstrações contábeis; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; exercícios e Avaliações.

 

11 - Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS:

Constituição Federal; Código Tributário Nacional; Lei Kandir; RICMS – MT; E-process, Revisão precária Sumária; Exercícios.

 

12 – Simples Nacional:

Lei complementar 123/2006 e Alterações; Exercícios.

 

13 - Tributos Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ e CSLL,

Lucro Real e Presumido. Contribuições Sobre o Faturamento – PIS e COFINS: Legislação e incentivos; Alíquotas; Lucro presumido real; 

 

14 - Benefícios Fiscais e Planejamento Tributário I:

Legislação; Regime de tributação Lucro Presumido e Real; Pis e Cofins; IRPJ e CSLL; Exercícios.

 

15 - Benefícios Fiscais e Planejamento Tributário II:

Exercícios comparativos entre os regimes de tributação.

 

16 - Metodologia da Pesquisa Científica:

Projetos de Pesquisa em Psicopedagogia; As etapas do processo de produção de pesquisas científicas desde a elaboração do projeto ao plano de execução do trabalho; Diferentes abordagens do fazer-pesquisa. Concepções subjacentes a uma pesquisa em educação e/ou saúde. Tipos de pesquisa e seus procedimentos metodológicos. As normas técnicas (ABNT); Elementos metodológicos e etapas do Artigo Científico.

 

17 - Didática e Metodologia do Ensino Superior:

Estudo dos pressupostos teóricos para a prática pedagógica; Organização do trabalho escolar; desenvolvimento e articulação das bases teórico/práticas no contexto do trabalho docente. Estudo dos procedimentos organizacionais do trabalho docente. Orientação da prática do professor numa perspectiva de reflexão e pesquisadora do seu fazer pedagógico.

Corpo Docente

Informações
Duração
Formação
Turno
Vagas
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(66) 3461-1377 | 3461-4823
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.