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Pós-Graduação em

Psicopedagogia Institucional e Clínica

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Sobre o Curso

Público Alvo

Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Fonoaudilogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Professores, Leigos e estudiosos interessados pela temática e pesquisa em Psicopedagogia Clínica-Institucional; Pessoas em geral com disposição a novas aprendizagens.

Pré-requisito:

Curso Superior completo e acadêmicos que estão cursando o último ano da graduação.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

1.  Fundamentos Gerais da Psicopedagogia Institucional e Clínica:

 

Conhecendo a Psicopedagogia; A questão da aprendizagem; As formas de linguagem; A atuação do psicopedagogo O Papel do subsídios para a operacionalização da atuação psicopedagógica. Estudo teórico e análise dos aspectos relevantes no processo diagnóstico psicopedagógico na clínica, partindo da premissa que apenas através do conhecimento e da técnica será possível alcançar a eficácia da atuação do especialista. Introdução as teorias que embasam a Psicopedagogia, o histórico, o objeto de estudo, os campos de atuação, a identidade, a formação e a ética em na profissão.  A Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp (ABPp-RS), regulamentação da profissão. Áreas de estudo: Psicopedagogia clínica e institucional.

 

2.Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento:

Introdução ao às idéias de Jean Piaget – sua visão da construção do conhecimento; A relação entre aprendizagem e desenvolvimento cognitivo nas Teorias de Piaget e Vigotsky – seus estudos sobre a cognição humana; A possibilidade da Aplicação da Abordagem Clínica de Piaget à prática psicopedagógica clínica e institucional. O desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e a construção do conhecimento na visão de diferentes teorias. O normal e o patológico. Aprendizagem: conceitos, fatores intervenientes e as principais dificuldades.

4. Didática e Metodologia do Ensino Superior.

Estudo dos pressupostos teóricos para a prática pedagógica; Organização do trabalho escolar; desenvolvimento e articulação das bases teórico/práticas no contexto do trabalho docente. Estudo dos procedimentos organizacionais do trabalho docente. Orientação da prática do professor numa perspectiva de reflexão e pesquisadora do seu fazer pedagógico.

 

5 Psicopedagogia e Aconselhamento Psicológico

O Processo Grupal; Grupos operativos no ensino; Estrutura e dinâmica do GO de aprendizagem; Transferência e contratransferência na situação grupal; As interações na escola – os vínculos entre quem ensina e quem aprende (Educação e relações interpessoais; Papel e valor das interações sociais em sala de aula; O papel do professor como agente socializador; Algumas reflexões sobre a Psicologia Escolar; Considerações sobre a Família (o grupo familiar; a família e a educação formal); A Relação Psicopedagogo e Aprendente. Estudo de casos psicopedagógicos. Instrumentalização do aluno para a prática psicopedagógica nos diferentes campos de atuação. Integração dos conhecimentos teórico/prático, adquiridos ao longo do curso. Desenvolvimento de plano de atuação na prática psicopedagógica.

       

6. Processos da construção das linguagens

Lingüística e Psicolingüística. Funcionamento da fala. A língua. O normal e o patológico. Estudo dos níveis lingüísticos (fonológico, morfossintático, semântico, pragmático) constitutivos do texto. A Psicolingüística contemporânea e a aprendizagem da leitura institucionalizada. Conhecimentos teórico-práticos constitutivos do processo de alfabetização/leitura.

 

7 Psicopedagogia e Matemática:

A Matemática e o cotidiano do Educando; Discussão do processo de ensino/aprendizagem da matemática a partir do enfoque construtivista, almejando uma aprendizagem significativa; Compreensão e análise de conhecimentos teórico-práticos constitutivos do processo de construção lógico-matemático. Estudo da gênese do número no indivíduo. Relação entre desenvolvimento lógico e aprendizagem da matemática, concepção, construção e aplicação de metodologias na alfabetização matemática e na atuação psicopedagógica.

 

8. Psicopatologia da Aprendizagem

Distúrbios de aprendizagem; A psicopatologia e a escola; Distúrbios de aprendizagem e de escolarização. Diferentes dificuldades de aprendizagem. Aspecto cognitivo/patológico, emocionais e psicossociais. Síndromes (mais freqüentes) e condutas típicas. Deficiências e altas habilidades. Definições/conceitos, caracterização e estratégias de ensino/aprendizagem e tratamento(s).

 

9.  Psicopedagogia e Psicomotricidade:

O lúdico e o desenvolvimento integrado do aprendente; O ludodiagnóstico; Contribuições da Psicomotricidade para a superação das Dificuldades de Aprendizagem; A Psicomotricidade em seu desenvolvimento dinâmico; Conceito, estruturas e elementos básicos da psicomotricidade. Fundamentos das aprendizagens motora. Avaliação psicomotora. Relação da psicomotricidade com a aprendizagem e a vida social e afetiva do indivíduo. Processo do desenvolvimento psicomotor do indivíduo. A influência da brincadeira, do jogo, dos exercícios, das expressões artísticas e do lúdico na prática psicopedagógica.

 

10. Técnicas de Intervenção Psicopedagógica:

A entrevista psicológica aplicada à Psicopedagogia; O papel do entrevistador e do entrevistado; A interpretação na entrevista psicológica: queixa, anamnese, avaliação(provas piagetianas), diagnóstico, intervenção, devolutiva. Estudo de casos psicopedagógicos. Instrumentalização do aluno para a prática psicopedagógica nos diferentes campos de atuação. Integração dos conhecimentos teórico/prático, adquiridos ao longo do curso. Desenvolvimento de plano de atuação na prática psicopedagógica.

 

11. Intervenções Psicopedagógicas na Ótica da Psicanálise:

Introdução às idéias de Sigmund Freud (Conhecendo Freud; As hipótesesfundamentais da psicanálise; os impulsos); O desenvolvimento Psicossexual (As fases do desenvolvimento psicossexual); O funcionamento do Aparelho Psíquico (O aparelho psíquico; Relações de objeto; Mecanismos de Defesa); A psicanálise e a Psicopedagogia Escolar (Características da sensibilidade no inconsciente; o desejo; Psicanálise e Educação; Psicanálise e Escola; O desejo de saber: uma teoria freudiana de aprendizagem; Contribuições da psicanálise à psicopedagogia.

 

12.FUNDAMENTOS DA  PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

 Conceituação e caracterização da Psicopedagogia Clínica.  Modelos de diagnóstico, intervenção e tratamento. Consultório Psicopedagógico. A relação (vínculo) psicopedagogo e paciente e suas implicações na prática psicopedagógica. Ética e sigilo.  A abordagem interdisciplinar nos casos clínicos.

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